Em meio a centenas, milhares de produtos que formam o mix de cada empresa, quais produtos oferecer com maior chance de vender no dia?
É um grande desafio para o vendedor em meio a tantos produtos, demandas e clientes, analisar quais são os melhores produtos para ofertar ao cliente a cada contato.
O comum é oferecer o que ele acredita ser o melhor, olhando para promoções, combos e descontos. Esses são fatores que precisam ser levados em conta, porém, como garantir a assertividade da oferta? Será que o vendedor consegue lembrar de todas as promoções do mix? Tem dificuldades em introduzir novos produtos?
Como identificar o produto certo?
A identificação do produto certo envolve fatores como:
- Frequência de compra dos produtos para o cliente;
- Alto valor final de venda;
- Produtos em promoção ou com grande desconto (chamados de produtos de entrada em alguns casos);
- Estoque;
- Relação cliente/vendedor (quais produtos o vendedor vende mais para esse cliente);
- Meta do vendedor (em cima de produto à priorizar);
- Tendência de compra (Ex: cliente não compra aquele produto normalmente, mas está em tendência com outros clientes do mesmo perfil);
- Clientes com perfil de compra semelhantes (mesmo segmento, ramo de atuação etc);
- Proximidade geográfica dos clientes;
O grande problema é que a maioria dos sistemas apenas mostra o estoque e o histórico de pedido do cliente, deixando o vendedor com a tarefa de analisar e decidir o que ofertar. Baita desafio não é?
O GoVendas sugere o cliente certo no momento certo, todos os dias. E agora a sugestão de mix vem como um complemento, ajudando o vendedor a oferecer os produtos certos que podem maximizar o resultado das vendas no momento do atendimento para cada cliente.
Como funciona a sugestão de Mix do GoVendas?
Os produtos são identificados através de inteligência artificial que analisa todo o histórico de compra do cliente e da empresa, e identifica naquele dia quais são os produtos com maior chance de serem vendidos.
Essa análise também é segmentada por vendedor, ou seja, o vendedor também é considerado pela inteligência artificial para não comprometer a relação entre cliente/vendedor.
O Inteligência artificial do GoVendas entende que os produtos principais são aqueles que estão:
- – No momento certo de vender, ou seja, o cliente compra regularmente e já está na hora de comprar novamente.
- – Os produtos que já estão em ruptura, ou seja, o cliente comprava em recorrência e já há algum tempo não compra mais.
- – Os produtos que o cliente mais compra daquele vendedor (produtos que o cliente costuma comprar);
- – Os produtos que são complementares, ou seja, que outros clientes com o mesmo perfil também compram mas este cliente em específico não compra.
Entendemos como perfil:
Se o cliente está no mesmo segmento ou CNAE; se compra produtos parecidos e em mesma quantidade, e se estão geograficamente próximos.
- – Os produtos que estão em promoção ou que têm maior desconto.
- – Os produtos que fazem parte da meta do vendedor.
O GoVendas sabe quais produtos estão em falta no estoque ou estão com estoque elevado. Se não tiver em estoque o produto não é sugerido, se o produto está com estoque elevado é sugerido com maior prioridade.
Porque colocar Sugestão de Mix no GoVendas?
Para que o vendedor, seja televendas ou vendedor externo, não esqueça de ofertar os principais produtos ao seus clientes em cada atendimento.
Para aumentar a assertividade e maximizar o resultado em vendas de cada vendedor.
O objetivo da solução é aumentar a cobertura e regularidade de venda na base de clientes. Até então cobrindo toda a parte de planejamento diário de atendimento sugerindo o cliente certo na hora certa, evoluindo para: cliente certo, na hora certa com a oferta certa!
Como acessar a Sugestão de Mix?
Pode ser visualizado tanto na plataforma web quanto no app mobile. No momento do registro da visita o vendedor verá uma lista de produtos segmentada por: momento certo; em ruptura; mais vendidos e complementares.
A Sugestão de Mix GoVendas é segmentada da seguinte forma:
Listas – Tem características mais fortes em relação à segmentação do produto.
Indicadores – Promoções, tendências que podem ajudar o vendedor a escolher melhor os produtos a serem oferecidos.
Cada um destes produtos nas listas podem estar marcados com indicadores de:
- Produtos em promoção;
- Produtos com desconto;
- Produtos com maior ou menor tendência de vendas na região;
- Se o produto faz ou não parte da meta; etc.
O GoVendas sugere, em meio a milhares de produtos, aqueles que possuem maior chance de serem vendidos naquele dia, contando com a relação cliente/vendedor, dentre outros fatores mencionados anteriormente.
Tudo isso para garantir a maior cobertura de atendimento e assertividade. Quem visitar, quando e o que oferecer com maior chance de vender a cada contato do vendedor com o cliente.
0 comentários